Cuidado com o salaminho, carne processada aumenta o risco de câncer [saiba como evitar]

0
103
Carne-processada-Cancer

Cuidado com o salaminho, carne processada aumenta o risco de câncer [saiba como evitar] Alimentação Saúde de A a Z

Apenas 50 gramas de presunto por dia aumenta em 18% a chance de desenvolver um câncer 

Ententa dos mítos e verdades e confira uma lista de alimentação saudável com menos carne e mais proteína

Após a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter lançado nesta semana um relatório oficial em que classifica a carne processada – bacon, linguiça, salsicha, carne seca, entre outras – Carne Processada Aumenta o risco de câncer -  como alimento “sabidamente carcinogênico”, isto é, que favorece o aparecimento de câncer, em especial o câncer de intestino.

 Cuidado com o salaminho, carne processada aumenta o risco de câncer [saiba como evitar] Alimentação Saúde de A a Z   Quase 35 mil pessoas morrem

por ano pelo consumo de carne processada

 

 

 

Para entender o assunto, primeiro é preciso esclarecer que a carne processada é um alimento que passa por um longo processo (perdoem a repetição) de conservação para prolongar sua vida útil e realçar o sabor. Grosso modo, isso equivale a afirmar que é um produto fresco de origem animal que é transformado, sofrendo alteração de cor e textura, por exemplo. Também é importante dizer que não há nenhum método de conservação (salmoura, defumação etc.) que ofereça menos riscos.

Além disso, essas carnes podem receber aditivos além do sal, como os compostos fixadores de cor (nitrato), que fazem mal à saúde. Mesmo as linguiças que são feitas artesanalmente estão na mira da OMS.

O número de pessoas vegetarianas e veganas cresceram nos últimos anos. A pesquisa mais recente feita pelo IBOPE em 2012, mostrou que cerca de 10% da população brasileira parou com o consumo de carne, seja para ter mais saúde ou por compaixão pelos animais. Independentemente das razões, a dúvida é quase sempre a mesma: e as proteínas? Com a redução ou abolição do consumo de carne no cardápio, é possível obter outras fontes de proteína? A resposta é sim: inclusive, algumas fontes vegetais oferecem mais nutrientes do que a própria Carne Processada Aumenta o risco de câncer.

Mais e a minha picanha de fim de semana?

Essa também entrou no estudo. Toda carne que vem dos músculos de qualquer mamífero (boi, cavalo, porco, cordeiro, entre outros) é considerada vermelha. Portanto, aves e peixes não entram na lista. No estudo da OMS, a carne vermelha passou a ser considerada “fator de risco provável para câncer”. No entanto, ainda não há consenso.

Mas isso não significa que esse tipo de carne deva ser eliminada do cardápio, até porque ela contém ferro, proteínas e vitaminas que são essenciais para o organismo. Deve ser consumida, no máximo, de duas a três vezes por semana.”

Saiba como ter uma alimentação com mais proteína e menos carne:

Onde encontrar proteínas no mundo vegetal, confira receitas deliciosas e muito saudáveis:

Macarrão com brócolis

Apenas 480 Calorias por porção

A receita combina diferentes vegetais, que fornecem uma boa gama de aminoácidos. O alto conteúdo de fibras reduz o índice glicêmico da massa.

Ingredientes para 4 pessoas

  • Cuidado com o salaminho, carne processada aumenta o risco de câncer [saiba como evitar] Alimentação Saúde de A a Z   1 maço de brócolis
  • 200g de espaguete integral
  • 8 castanhas de caju
  • 200g de totu
  • 2 tomates
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Molho de soja

 

 

Coloque duas panelas com água para ferver: uma, para cozinhar o brócolis al dente (cerca de 3 min de cocção) e a outra para o espaguete (também al dente). Quando estiverem cozidos, escorra e reserve. Salteie as castanhas com o tofu cortado em cubinhos em um wok, com um fio de azeite. Acrescente os tomates cortados em gomos até que se misturem. Sirva quente com o molho de soja.

 

Lentilhas com trigo bulgur

Apenas 260 Calorias por porção

Um prato que combina o sabor do cereal com o do legumes. É fonte de ferro, mais bem absorvido graças à vitamina C da salsinha e do limão. O requeijão é opcional. Frio ou quente, que apetece e sacia.

Ingredientes para 4 pessoas

  • Cuidado com o salaminho, carne processada aumenta o risco de câncer [saiba como evitar] Alimentação Saúde de A a Z   1 copo pequeno de trigo bulgur
  • 2 copos de lentilhas
  • 4 tomates-cereja
  • 1 raminho de salsinha
  • 2 colheres (sopa) de requeijão
  • Suco de limão
  • Azeite de oliba extravirgem, pimenta e sal

Ferva o trigo e as lentilhas separadamente em água e sal. Escorra, misture e acrescente os tomates cortados pela metade, as folhas de salsinha e o requeijão. Misture bem e tempere com azeite, suco de limão, sal e pimenta a gosto.

 

 

Salada de agrião, semente de girassol e beterraba

Apenas 213 Calorias por porção

Uma salada que ajuda a regenerar os músculos devido ao alto conteúdo de ácido fólico e de vitima B de beterraba, além de ter efeito antioxidante, graças à vitamina E da semente de girassol.

Ingredientes para 4 pessoas

  • Cuidado com o salaminho, carne processada aumenta o risco de câncer [saiba como evitar] Alimentação Saúde de A a Z   1 maço de agrião lavado
  • 1 beterraba crua
  • 1 punhado de sementes de girassol
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

 

 

Corte a beterraba em cubos e misture ao agrião e às sementes. Tempere com azeite de oliva e sal antes de servir.

 

 

 

Matéria: Carne Processada Aumenta o risco de câncer

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome