Exercícios que aliviam a dor

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Exercícios de amplitude de movimento são uma forma suave de exercícios em que se movem as articulações em todas as direções naturais, com a máxima amplitude possível, sem causar dor. Eles têm como objetivo aumentar os limites de movimentos das articulações para manter sua mobilidade e permitir que se movam de maneira mais confortável. Além disso, eles também ajudam a aumentar sua flexibilidade e são essenciais, juntamente com os exercícios de fortalecimento e aeróbicos, no cuidado das articulações com artrite.

Para obter os melhores resultados, realize os exercícios de maneira suave, constante e lenta. Evite pular, sacudir ou esticar. Não prenda a respiração. Respire da maneira mais natural que puder. Comece fazendo cada exercício de cinco a dez vezes, quando possível, e vá aumentando as repetições gradativamente. Se qualquer exercício causar dores no peito, qualquer outra dor ou falta de ar, pare imediatamente. E não force as suas articulações até o ponto de sentir dor. Quando elas estiverem inflamadas, o melhor é pular os exercícios e descansar até que a inflamação melhore. Caso tenha qualquer dúvida, fale com o seu médico ou fisioterapeuta.

Exercícios que aliviam a dor

1Pulsos e dedos das mãos
Faça esses exercícios com uma mão e depois com a outra. Pode ser que você ache útil usar uma mesa para apoiar as mãos e braços durante esses exercícios.

Relaxe os dedos das mãos e flexione o pulso para trás e para frente o máximo possível.

Descanse seu braço e sua mão, com as palmas para baixo, esticadas sobre a mesa. Um de cada vez, levante os dedos o máximo que puder enquanto mantém os outros dedos sobre a mesa. Não esqueça de fazer o mesmo com o dedão. Então, com os dedos juntos, erga toda a mão enquanto mantém o antebraço sobre a mesa.

Abra bem a mão e depois a feche, forme um punho e solte.

Com a mão bem aberta, toque a ponta de cada dedo na ponta do dedão. Quanto mais distanciar os dedos, maior será a extensão atingida.

Coloque sua mão, com as palmas para baixo, sobre a mesa e com o dedão estendido para o lado. Um por um, deslize cada dedo sobre o dedão até que todos eles estejam juntos.

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