Os problemas na coluna aumentam com o frio, saiba o que fazer para aliviar

0
26
Problemas na coluna

Pesquisas mostram que problemas na coluna aumentam com o frio

Saiba como o frio pode influenciar nos problemas na coluna e confira dicas de como amenizar os efeitos do frio em nosso organismo.

Muitas pessoas reclamam de problemas na coluna durante as estações frias do ano. Entre as queixas mais comuns, está o aumento das dores na região lombar e "travamentos" nas costas. De acordo com o médico João Luiz Pinheiro Franco, um dos autores do livro de referência na área "Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar", o frio e a umidade até podem influenciar na expansão e contração de tendões, músculos e ossos.

Segundos estudos, as alterações na pressão atmosférica parecem aumentar a rigidez articular e desequilibrar a pressão corporal, causando maior sensibilidade nas terminações nervosas. Conforme o médico, em casos de doenças reumatológicas, as baixas temperaturas podem de fato influenciar no limiar da dor e nos problemas na coluna.

— Não há provas irrefutáveis que relacionem o aumento das dores nas costas com o frio e a umidade — afirma o especialista.

O que pode influenciar diretamente o aumento das dores é o fato de que, no inverno, é comum as pessoas ficarem mais preguiçosas, diminuindo a atividade física, que muitas vezes já era pouca durante o resto do ano. Sem exercícios, a musculatura tende ao encurtamento. E, para agravar, no frio, há o "encolhimento" do músculo para preservar a temperatura corporal.

Para evitar o desenvolvimento de problemas na coluna nesta época, algumas dicas são importantes:

- Faça alongamentos diários por mais tempo e com mais cuidado.

- Se houver o chamado "travamento" nas costas, não faça nada para tentar colocá-la no lugar.

- Procure a posição mais próxima do alívio durante a crise.

- Tome um relaxante muscular indicado por um médico, respeitando os intervalos entre as doses. A maior parte das dores alivia em pouco tempo.

- Se o incômodo persistir, o recomendado é procurar um especialista

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome