Listeriose – Perguntas e Respostas

0
78
listeriose

Listeriose, saiba mais sobre esse tipo de infecção.

A Listeriose é uma infecção grave causada pelo germe Listeria monocytogenes. As pessoas geralmente ficam doentes com a Listeria depois de comer alimentos contaminados. A doença afeta principalmente mulheres grávidas, recém nascidos, adultos mais velhos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. É raro que as pessoas em outros grupos sejam contaminadas com a infecção por Listeria.

Geralmente é uma doença leve para mulheres grávidas, mas causa doenças graves no feto ou bebe. Algumas pessoas com infecções por Listeria, mais comumente adultos de 65 anos ou mais e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, desenvolvem infecções graves na corrente sanguínea (causando sepse) ou cérebro (causando meningite ou encefalite). As infecções de Listeria às vezes podem afetar outras partes do corpo, incluindo ossos, articulações e locais no tórax e no abdômen.

Quais são os sintomas da listeriose?

A listeriose pode causar uma variedade de sintomas, dependendo da pessoa e da parte do corpo afetada. Listeria pode causar febre e diarréia semelhante a outros germes transmitidos por alimentos, mas esse tipo de infecção por Listeria raramente é diagnosticada.

Mulheres grávidas: Mulheres grávidas geralmente sofrem apenas febre e outros sintomas semelhantes a gripe, como fadiga e dores musculares. No entanto, as infecções durante a gravidez podem levar a um aborto espontâneo, morte fetal, parto prematuro ou infecção potencialmente fatal do recém nascido.

Pessoas que não sejam mulheres grávidas: os sintomas podem incluir dor de cabeça, pescoço rígido, confusão, perda de equilíbrio e convulsões, além de febre e dores musculares.

As pessoas com listeriose invasiva geralmente relatam sintomas a partir de 1 a 4 semanas depois de comer alimentos contaminados com Listeria; Algumas pessoas relataram sintomas que começaram até 70 dias após a exposição ou no início do mesmo dia de exposição.

Como a listeriose é diagnosticada e tratada?

A listeriose geralmente é diagnosticada quando em teste de laboratório, quando a Listeria cresce a partir de uma amostra de tecido corporal ou fluido, como sangue, líquido espinhal ou placenta.

A listeriose é tratada com antibióticos.

Ao sentir os sintomas busque ajuda médica, não se automedique.

Fonte: https://www.cdc.gov/listeria/faq.html

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome