Substituir alimentos é o segredo de uma alimentação mais saudável

1
16

Estudiosos dizem que o verdadeiro remédio é a alimentação, ou seja, a grande responsável por evitar doenças desde as mais comuns, até as mais sérias. No dia a dia, muitas vezes fica difícil discernir qual o alimento mais saudável para escolher em cada refeição. A nutricionista Alessandra Luglio dá dicas de como substituir os alimentos e tornar as refeições mais ricas e saudáveis.

Trocas inteligentes na alimentação

Café da manhã:

Laticínios convencionais por versões light e zero (menos gordura saturada)

Sucos industrializados por sucos naturais ou a própria fruta (menos açúcar, menos químicos e mais nutrientes)

Cereais industrializados por mix de cereais caseiro a base de aveia, quinoa, sementes de linhaça e chia moídas (refeições mais leves, nutritivas e menos calóricas nas horas que antecedem o sono, momento de baixo gasto energético)

Pães brancos e refinados por pães integrais (mais nutrientes e fibras)

Almoço:

Refeições desequilibradas: somente massa ou salada ou monótona por refeições balanceadas com todos os grupos alimentares mais nutrientes, sem excessos e sem carências nutritivas

Fritura por grelhados ou assados (menos gorduras, refeição mais leve)

Preparações a base de molhos engordurados (creme de leite e manteiga) por molhos a base de vegetais (tomate e legumes) ou laticínios magros (creme de ricota ou leite desnatado) – mais nutrientes, sem excessos e sem carências nutritivas

Versão refinada por integral (maior teor de nutrientes e fibras)

Carnes gordurosas, embutidos e processadas por carnes magras (menor teor de gorduras saturadas e colesterol)

Refrigerantes ou bebidas açucaradas por limonada, água com limão espremido, chá gelado light em pequena quantidade (menos açúcar, químicos e volume exagerado de líquidos)

Jantar:

Molho de salada pronto por temperos naturais (menos gordura, menos químicos e mais nutrientes)

Sopas a base de carboidratos (mandioquinha, batata, lentilha, arroz, macarrão, feijões) por sopas a base de legumes (legumes diversos, couve-flor, tomate, cenoura) – menos calorias, mais nutrientes evitando o consumo excessivo de energia à noite

Pratos tradicionais e massas por legumes, verduras e carnes ou omeletes magros (refeições mais leves, nutritivas e menos calóricas nas horas que antecedem o sono, momento de baixo gasto energético)

Continue lendo no Bolsa de Mulher>> 

Fonte: Bolsa de Mulher

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Olá quero parabenizar o blog com tantas informações uteis, para ajudar as pessoas começarem a mudar os hábitos alimentares, a começar pelo café da manha, optar por comer as frutas naturais, uma grande fonte de nutrientes, vitaminas para o nosso organismo.
    Queria compartilhar aqui um assunto de um artigo sobre emagrecimento que esta gerando bons resultados. E a dieta do limão…
    Como o limão pode ajudar a perder peso
    Uma vantagem de usar o limão em uma dieta pode ser porque é uma fruta fácil de ser encontrada. Além disso, o limão possui algumas propriedades que podem ser úteis em uma dieta de emagrecimento:
    Desintoxicante: o limão ajuda a eliminar as toxinas do corpo
    Causa saciedade, diminuindo a fome.
    Diminui o armazenamento de gordura pelo corpo
    Dieta do limão como emagrecer 12 kg em 1 mês com a dieta do limão seca a barriga. A Dieta do Limão, ou Dieta da Limonada, teve origem em uma dieta desintoxicam-te criada por Stanley Burroughs, um autor americano, nos anos 50. Com o tempo, a Dieta do Limão ganhou várias versões diferentes e também alcançou certa popularidade tanto no Brasil quanto no exterior, com avaliações positivas de quem seguiu essa dieta.
    Na sua forma mais popular atualmente, a Dieta do Limão é bem simples de ser seguida. Existem diversas versões de cardápios para a Dieta do Limão, alguns de 1 semana, outros de 15 dias ou até mesmo 1 mês, onde o efeito esperado é emagrecer até 2 kg por semana ou 8 kg por mês.
    A Dieta do Limão combina 2 pontos. O primeiro ponto é começar o dia tomando uma limonada em jejum, todos os dias durante a duração da dieta. Isso é o que define a Dieta do Limão propriamente dita, ou seja, começar o dia tomando a limonada. Depois, ao longo do dia, um cardápio bem balanceado e com calorias reduzidas. Algumas versões dessa dieta também incluem a limonada no almoço ou nos lanches entre as refeições, ou ainda usar o suco de limão para temperar saladas, por exemplo.
    Outras diferenças entre as várias versões da Dieta do Limão é que algumas recomendam tomar a limonada gelada, outras recomendam tomar o suco de limão diluído em água morna…

    Muito secesso para o blog…

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome