CAUSAS DA DOR NA NUCA – SINAL DE ALERTA

2
1493
Dor-na-Nuca

Dor na nuca, localizada no pescoço é uma condição médica comum. A dor na nuca pode vir de uma série de distúrbios e doenças e pode envolver qualquer um dos tecidos no pescoço.

Algumas condições comuns que causam dor na nuca são: doença degenerativa do disco, distensão do pescoço, osteoartrite, espondilose cervical, estenose espinhal, má postura, lesão no pescoço, como chicotadas, hérnia de disco.

Problemas dentários, má postura e contrações musculares são algumas das causa da dor na nuca.

CAUSAS DA DOR NA NUCA - SINAL DE ALERTA Dor Saúde de A a Z

Além disso a dor na nunca pode ser causada por infecções comuns, como infecção por vírus na garganta, levando a inchaço dos linfonodos cervicais (glândula) e dor no pescoço.

Relacionada principalmente a contrações musculares , a sensação também pode ser sinal de problemas dentários, postura irregular e doenças que afetam o sistema nervoso. A dor na nuca também é conhecida como dor cervical, separamos alguns casos mais comuns das dores confira abaixo.

 

 

1. Além das dores, as mãos ficam dormentes

É possível que seja hérnia de disco. Trata-se de ruptura na membrana de um disco da coluna vertebral. A complicação está ligada à repetição de pequenos traumatismos ou lesões repentinas — as quais, muitas vezes, são causadas pelo ato de carregar ou levantar objetos pesados de maneira incorreta. O formigamento nos membros e a dor cervical (que vai do leve ao incapacitante e pode irradiar para o trapézio) são alguns dos sintomas da hibernação.

2. O incômodo aparece após a jornada de trabalho

A causa pode estar na postura incorreta. Ficar muito tempo na frente do computador ou com o telefone apoiado no ombro faz que os músculos do pescoço sofram uma contratura (contração involuntária), o que provoca dores quando o indivíduo relaxa. Crianças que costumam ver televisão agachadas têm a mesma dor.

3.  Dor na nuca por tensão

Uma cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça. Pode causar dor leve, moderada ou intensa na cabeça, pescoço e atrás dos olhos. Algumas pessoas dizem que uma cefaléia tensional parece uma faixa apertada na testa.

Você também pode gostar de : 5 tipos de dor de cabeça

A maioria das pessoas que sofrem de cefaléia tensional tem dores de cabeça episódicas. Estes ocorrem uma ou duas vezes por mês, em média. No entanto, dores de cabeça tensionais também podem ser crônicas. De acordo com a Cleveland Clinic , as dores de cabeça crônicas afetam cerca de 3% da população dos EUA e incluem episódios de dor de cabeça que duram mais de 15 dias por mês. As mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a ter dores de cabeça tensas.

4. Surge quando fico nervoso(a)

Estresse prolongado também pode causar a sensação, visto que gera contraturas nas musculaturas do trapézio e da coluna cervical. Além disso, sabe-se que esse tipo de dor se manifesta em alguns portadores de hipertensão arterial, doença que pode surgir em decorrência de várias causas — entre elas, o próprio estresse.

5. Sinto dores crescentes e rigidez na coluna

Há possibilidade de ser uma espondilite anquilosantedoença inflamatória que atinge a coluna vertebral. Mais comum em homens do que nas mulheres, a enfermidade é crônica e, se não for tratada, pode incapacitar o indivíduo.

6. Faço barulhos com a boca enquanto durmo

bruxismo é uma desordem caracterizada pela ação de ranger ou morder os dentes. É muito comum em crianças e tende a desaparecer com o tempo. Mas pode causar desgaste nos dentesalterações no sono, bem como dores na face e na cabeça — que também podem ser irradiadas para a região da nuca.

CAUSAS DA DOR NA NUCA - SINAL DE ALERTA Dor Saúde de A a Z

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. tenho muita lombalgia na nuca , desce pelo pescoço ate os ombros , sempre pela manha , e muito horrível e desconfortável , só melhora apos tomar um analgésico e relaxante muscular , já teve época de prender o movimento do pescoço.

    • Olá José alves obrigado por seu comentário, nosso post sobre dor na nuca tem por objetivo alertar nossos leitores em casos mais graves de procurar um profissional da saúde,

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome