Pneumonia : O que você precisa saber!

0
578
Pulmão, Pneumonia.

Pneumonia, O que é?

Pneumonia começa quando um virus, fungo ou bacteria entra em seus pulmões. (caso entre nos dois pulmões, é chamado de dupla pneumonia) Isso faz com que os pequenos sacos dentro dos pulmões fiquem inflamados e se encham com fluido ou pus. Se você estiver saudável e tratar da maneira correta, normalmente não se torna algo sério. Porém pode ser perigosa para crianças, idosos e pessoal com problemas de saúde que afetam o sistema imunológico.

Como se pega

A maioria das vezes, seu corpo filtra os germes que o ar leva para seus pulmões. Tossir, por exemplo, ajuda a manter os germes fora. Se eles entrarem, seu sistema imunológico normalmente combatem eles antes que você fique doente, se os germes realmente forem fortes ou seu sistema imunológico não conseguir lidar com eles, seus pulmões podem ser infectados. Quando seu sistema imunológico envia células para atacar esses germes, seu pulmão acaba inflamando, se tornando uma pneumonia.

Sintomas

Você pode ter febre alta, calafrios, falta de ar e dores no peito na respiração. Você também provavelmente terá uma tosse profunda que não vai embora e traz um líquido espesso chamado fleuma. Se você é capaz de fazer suas atividades diárias com esses sintomas, você pode ter "pneumonia ambulante", que é muitas vezes causada por um certo tipo de bactéria chamada Mycoplasma pneumoniae. Mas se seus sintomas são piores do que isso, você deve consultar o seu médico.

Causas: Bactéria

Alguns desses minúsculos organismos são uma parte natural e saudável do seu corpo, como em seu intestino, onde eles ajudam a digerir os alimentos. Já outras podem te deixar doente. A maioria dos casos de pneumonia são bactérias que podem ser combatidas com antibióticos.

Leia também:
Auto massagem para aliviar a dor e relaxar

Causa: Virus

O vírus da gripe é a causa mais comum de pneumonia viral em adultos, mas qualquer vírus que infecta sua boca, nariz, garganta ou pulmões pode levar a isso. Os sintomas geralmente são mais leves do que com pneumonia bacteriana, e seu corpo normalmente combate de uma a três semanas.

Causa: Fungo

Alguns destes são úteis: os cogumelos por exemplo são um tipo de fungo, mas algum tipo de fungo pode causar pneumonia. Os medicamentos antifúngicos costumam ser usados para tratamento, porém pessoas com HIV ou AIDS ou tome remédios que enfraqueça o sistema imunológico, por exemplo medicação para cancer, pode desenvolver pneumocistose. que é mais perigosa e difícil de tratar.

Diagnóstico

Você ponde não notar que esta com pneumonia. Ela pode parecer muito com um resfriado ou gripe enquanto não avançar. O seu médico irá perguntar sobre os seus sintomas e quando eles começaram, e ele vai escutar seus pulmões para crepitação ou sibilância. Ele pode querer uma radiografia de tórax para obter uma imagem dos pulmões. Com isso, pode dizer com certeza se você tem pneumonia, mas não mostrará o que está causando ela.

Bactéria, Virus, or Fungo?

Nem sempre é fácil descobrir a causa da pneumonia. Até mesmo um teste de urina pode ajudar o médico a descobrir a causa. Algumas perguntas como, viagens recentes, hobbies, animais ou pessoas doentes que teve contato recente podem ajudar.

 

Prevenção

Vacinas podem proteger contra alguns tipos, bons hábitos também ajudam, mantenha as mãos e rosto limpos com sabão ou álcool para afastar os germes que causam pneumonia. Alimentação saudável e uma rotina de exercícios ajudam a manter seu sistema imunológico em alta. E não fume, fumar dificulta o trabalho do seu organismo em manter as bacterias e germes longe de seu pulmão.

Fonte: webmd.com

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome