Refrigerantes e sucos com muito açúcar estão ligados a maior risco câncer

0
16
açucar

Sabemos que bebidas com excesso de açúcar colaboram com o aumento de peso. Mas uma nova pesquisa sugere que refrigerantes e até de sucos 100% fruta podem aumentar o risco de alguns tipos de câncer.

O estudo não pôde provar causa e efeito, mas descobriu que beber apenas 120 ml  de bebidas com muito açúcar por dia estava ligado a um aumento de 18% no risco geral de câncer.

Entre as mulheres, um nível de consumo semelhante foi vinculado a um aumento de 22% no risco de câncer de mama, segundo a equipe de pesquisa francesa.

Um porta-voz da American Cancer Society (ACS) disse que as descobertas devem fazer com que os consumidores façam uma pausa, porque a obesidade é um fator de risco conhecido para o câncer.

"Muitas pesquisas sobre bebidas adoçadas com açúcar e câncer foram ligadas à obesidade", observou Colleen Doyle, diretora de nutrição e atividade física da ACS. "Do outro lado do quadro, é uma boa ideia reduzir qualquer bebida adoçada com açúcar", aconselhou ela.

O novo estudo foi conduzido por Mathilde Touvier, diretora de pesquisa em epidemiologia nutricional da Universidade de Paris. Sua equipe coletou dados de mais de 100.000 homens e mulheres franceses, com idade média de 42 anos, que participaram de um estudo nacional.

Os participantes responderam a perguntas sobre quanto de 3.300 diferentes alimentos e bebidas consumiram por dia, e foram seguidos por até nove anos (de 2009 a 2018).

O estudo descobriu ligações entre o consumo de bebidas açucaradas e o risco de câncer em geral, e especificamente para câncer de mama. Os investigadores não encontraram nenhuma associação entre bebidas açucaradas e próstata ou câncer de cólon, mas os autores ressaltaram que muito poucas pessoas no estudo desenvolveram esses cânceres para tornar este achado definitivo.

A pesquisa não encontrou ligações entre câncer e refrigerantes diets ou outras bebidas adoçadas artificialmente , embora mais estudos sejam necessários para confirmar isso.

Os pesquisadores disseram que o resultado da relação entre bebidas açucaradas e câncer permaneceu a mesma mesmo depois que a equipe ajustou idade, sexo, nível educacional, histórico familiar de câncer, tabagismo e atividade física.

Então, por que dessa conexão? De acordo com a equipe de Touvier, bebidas altamente calóricas podem aumentar o risco de câncer porque o açúcar ajuda a construir gordura corporal, além de elevar os níveis de açúcar no sangue e a inflamação - fatores que são fatores de risco para o câncer.

Você também pode gostar de: Descoberta molécula chave para tratar dor crônica

Também é possível que substâncias químicas encontradas nessas bebidas possam ter um papel no aumento do risco de câncer.

Samantha Heller, nutricionista clínica sênior do NYU Langone Medical Center, em Nova York. Disse que não ficou surpresa com as descobertas.

"Será que realmente precisamos de mais evidências de que consumir bebidas açucaradas regularmente não é saudável?". Ela ainda acrescentou, por décadas, essas bebidas têm sido associadas a doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Por outro lado, "a maioria de nós deveria estar bebendo mais água", disse Heller. "Estar mal hidratado pode nos afetar de maneiras surpreendentes. Pode prejudicar nossas habilidades de condução, habilidades cognitivas, humor, níveis de energia, rins, função gastrointestinal, aparência e muito mais."

Touvier, o autor do estudo, concordou.

Fonte: https://www.webmd.com/

Refrigerantes e sucos com muito açúcar estão ligados a maior risco câncer Alimentação

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome