Chá verde pode ser um aliado para emagrecer

3
483
Chá verde

A pesquisa foi desenvolvida na Esalq, escola de agricultura da USP, com 40 mulheres.

Para não gerar dúvidas, todas passaram por uma dieta de adaptação um mês antes de começar o estudo. Mas, sem saber, uma parte tomou um pozinho sem o extrato de chá verde.

“O grupo que consumiu o chá verde foi o único grupo que perdeu peso, cerca de 5,7 quilos em média. As que não consumiram o chá não tiveram modificação nenhuma”, diz a educadora física Gabrielle Cardoso.

O chá verde, tão simples, guarda uma substância poderosa contra as gorduras: a catequina. “Ele auxilia na queima calórica. Ele aumenta a queima calórica em até 5%”, conta Gabrielle. “O chá verde quebra a gordura armazenada no organismo e faz com que a gordura que você consome em alimentos não seja totalmente absorvida pelo seu organismo.”

E mais: a gordura que não ficou acumulada no corpo pode se transformar em energia para quem pratica exercícios físicos. “As voluntárias que fizeram exercícios e tomaram chá verde perderam cerca de nove centímetros na circunferência da cintura, enquanto as que tomaram apenas chá verde tiveram reduzido por volta de cinco centímetros a sua circunferência da cintura”, afirma Gabrielle.

Mas, atenção: a universidade usou um pó com alta concentração de catequina. Para conseguir o mesmo efeito com as folhas, seria preciso beber muito chá. Os especialistas recomendam que o consumo diário não passe de dez gramas da folha em um litro de água fervente. A pessoa vai emagrecer, sim – um pouco mais lentamente do que as voluntárias da pesquisa.

A bioquímica Gláucia Pastore, da Universidade de Campinas, pesquisa os efeitos dos alimentos no nosso corpo há mais de 25 anos, e tem uma explicação para a eficiência do chá verde: é um termogênico, ou seja, um alimento que produz calor, acelera o nosso metabolismo e, consequentemente, aumenta o gasto calórico. Por isso é preciso cuidado para não exagerar no consumo.

“Se a gente acelerar demais, você também vai ter outros problemas relacionados. Por exemplo, taquicardia e respiração modificada. Em geral, esses alimentos podem desencadear alguma reação como uma ativação de um estado de alerta um pouco mais acelerado, e aí pode prejudicar o sono”, alerta a bioquímica.

Exercício físico é um aliado poderoso em uma dieta. Queimamos mais calorias e por isso emagrecemos com mais facilidade. Alguns alimentos também têm essa função: de fazer o metabolismo trabalhar mais e eliminar gorduras, como se colocássemos o nosso organismo para malhar, apenas escolhendo a comida certa.

Autor: Tatiana Nascimento
Rio de Janeiro
Fonte: Globo Repórter

Conheça a linha de produtos da Invel para tratamento da celulite.

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Se nesse estudo foi utilizado chá verde com alta concentração de catequina…. não vou conseguir o mesmo efeito com o que vende no mercado?

  2. Se nesse estudo foi utilizado chá verde com alta concentração de catequina…. não vou conseguir o mesmo efeito com o que vende no mercado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome