InícioSaúde de A a ZPeixes e frutos do mar influenciam a sua saúde

Peixes e frutos do mar influenciam a sua saúde

Contribuem para a redução dos níveis de colesterol e evitam o diabetes

Além de deliciosos, peixes e frutos do mar são importantes na alimentação. Mas o brasileiro consome pouco. “Cerca de 7 kg por ano por pessoa, abaixo dos 12 kg por ano recomendados pela Organização Mundial de Saúde”, diz a nutricionista funcional Patricia Davidson. Você conhece os benefícios destes alimentos? Descubra o porquê da fama e como eles podem ajudar na saúde!


  • 1
    Elementos importantes para o corpo
    “Os peixes possuem proteína de ótima qualidade, rica em aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo organismo”, explica Patricia. “Possuem vitaminas A e D, niacina e ácido pantotênico (vitaminas do complexo B), sódio, magnésio, cálcio, manganês, ferro e potássio”.  Além disso, são de fácil digestão. Procure ingerir o mínino recomendado: duas vezes na semana.

    Escolha o seu peixe favorito

  • 2
    Ricos em gordura poli-insaturada
    “Apesar de existirem peixes mais gordurosos que outros, têm baixo teor quando comparados às carnes bovina ou suína”, esclarece Patrícia. A gordura do peixe não é igual a da carne vermelha, rica em gordura saturada. “O tipo de gordura predominante nos peixes é a poli-insaturada, com destaque para o ômega-3, presente na sardinha, salmão, arenque e atum, um nutriente anti-inflamatório que auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares, diminuição dos triglicerídeos e colesterol e até na obesidade”.
  • 3
    Auxílio na prevenção de doenças
    Patricia cita uma pesquisa publicada em 2009 na revista American Journal of Nutrition sobre o consumo de peixe por 15 mil idosos na China, Índia, Cuba, República Dominicana, Venezuela, México e Peru. “Os resultados mostraram que o consumo está associado a um menor risco de demência, como a doença de Alzheimer. E o grande responsável por isso é o ômega-3, por possuir atividade anti-inflamatória, neuroprotetores e antioxidantes”.
  • 4
    Frutos do mar: longe da imagem de vilão
    “Todos são excelentes fontes de iodo, proteínas e fósforo”, explica a nutricionista Mônica Dalmácio. Ela ressalta, porém, que não devem ser consumidos diariamente. O camarão, por exemplo, “possui um teor médio de colesterol. Podemos saboreá-lo a cada 15 dias em preparações ensopadas sem culpa”, libera. “Os frutos do mar são muito saborosos e caem bem em molhos para massas e outros peixes, com risotos”, diz Mônica.

    Frutos do mar para todos os gostos

  • 5
    Fuja da fritura e abuse dos temperos no preparo
    Procure fazer o peixe assado, grelhado ou cozido. “Se fizer frito, perderá a maior parte dos benefícios”, diz Patricia. É uma carne que pega bem o sabor dos temperos, como tomilho e alecrim. Outras ideias de preparo sugeridas pela nutricionista: “No forno, em forma de moqueca, peixe com purê de batata, peixe grelhado ou assado no papel ou em folha de bananeira”.

    Incremente sua receita com temperos

GNT Saúde

- Anúncios -
- Anúncios -
Leia também
- Anúncios -
Related News

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com