Tendinite – Tendões inflamados, saiba o que fazer!

16
25549
tendoes-inflamados-tendinite

A tendinite (tendões inflamados) pode surgir por causa de lesões, ou excesso de uso e até devido ao envelhecimento. Então veja como prevenir e tratar o problema.

A tendinite aparece quando há inflamação, lesões e inchaço no tendão, estrutura fibrosa que une os músculos aos ossos. Lesões, assim como excesso de uso ou o processo natural de envelhecimento, que compromete a elasticidade dos tendões, estão entre as causas do problema.  A tendinite também atinge pessoas que têm doenças como artrite reumatoide e diabetes.

Tendinite -  Tendões inflamados, saiba o que fazer! Dor Saúde de A a Z

Saiba dicas para evitar a tendinite (tendões inflamados)

O sintoma mais comum é dor,  geralmente perto da articulação, que aumenta com os movimentos e costuma piorar à noite. Algumas vezes, a pele do local chega a ficar com a temperatura mais alta e ganha um tom avermelhado. Em casos mais graves, quando a inflamação é crônica, o tendão pode se romper.

A tendinite afeta qualquer parte do corpo onde há tendões, mas certas regiões estão mais sujeitas a ela: cotovelos, calcanhares (tendinite de Aquiles), ombros e pulsos.

O diagnóstico é feito por meio de um exame físico em que o médico busca sinais de dor e sensibilidade. O tratamento visa aliviar a dor e eliminar a inflamação. Para isso, além de medicamentos, o médico pode indicar repouso ou mesmo imobilizar os tendões afetados; mas aplicações de calor ou frio no local também ajudam.

Tendinite -  Tendões inflamados, saiba o que fazer! Dor Saúde de A a Z

Tipos mais comuns de tendinite:

Depois que o quadro agudo estiver controlado, sessões de fisioterapia são necessárias para fortalecer os músculos e os tendões afetados, assim acelerando o processo de cura e evitando recaídas.

Enfim, para evitar a tendinite (tendões inflamados) à distância, então é importante manter a musculatura sempre tonificada e alongado, o que se consegue com a prática regular de exercícios físicos. Assim como também é importante aquecer os músculos antes de realizar movimentos vigorosos.

Comentários

16 COMENTÁRIOS

  1. bem tenho fortes dores no braço devido a ter deslocado o cotovelo e ter passado 6 meses no beneficio so que isso faz uns 2 anos e depois disso agora apouco voltou a doer e descobrir que to com tendinite e inflamação nos tendoes

  2. Oi, estou com uma inflamação no punho já fiz sessões de fisioterapia uma sessão de infiltração.A melhora durou poucos dias nem um mês.
    Agora devo fazer outra infiltração e mais fisioterapia .
    Continuo trabalhando normalmente o médico disse que vai me dar uns dias pra ver se dessa vez tenho melhor resultado .trabalho conferindo caixas manualmente com calculadora de fita .
    Se eu fizer a infiltração depois que desinchar fizer pelo menos 10 sessões de fisio. o resultado pode ser melhor?

  3. Olá,
    Sabado a noite fui tirar a camiseta e senti um estralo no meu ombro esquerdo. Depois disso, estou com mt dor até hj, mas somente quando movimento ele para cima. Quando estou em repouso ou com ele para baixo, nao sinto nenhuma dor. O que pode ser isso? Estou mt preocupado. Faço academia regularmente. Att, obrigado

  4. Oi já tem mais de vinte dias que sinto forte dores no meu tendao esquerdo e queria saber o que fazer para discubrir oque sinto… Será que pode ser a tendinite??….

  5. Olá, eu tenho uma inflamação no 5º do metacarpo da mão. Já fiz uma ultrasom na mão e foi detectado essa inflamação. Após isso, fiz 10 sessões de fisioterapia para reduzir essa inflamação. No entanto, a dor ainda continua e o inchaço na dedo também é visível. Em dias de frio, aqui em SC, quando fecho essa mão, sinto muita dor. O pior de tudo é que trabalho com sistemas e fico o dia todo em frente ao computador. Então no final do dia, dói mais ainda devido a postura e o esforço da mão. Saberia me dizer se isso pode ser tornar uma coisa mais grave ou apenas fazendo mais fisioterapia já iria aliviar? Cirurgia nesse caso seria necessário?

    Agradeço a atenção!

  6. olá, eu estou há 6 meses com meu dedão dolorido devido um esforço que eu fazia com frequência, já fui no médico mas sabe como é o SUS né, não mudou nada, só me disseram que é tendinite, fiz fisioterapia tbm não ajudou, agora de um tempo pra cá a dor ta se espalhando, começou na junta do meio dedão depois no inicio do dedão e agora ta no pulso, estou preocupada, ja fui tanto em médicos mas só fico irritada com o péssimo atendimento, será que estou com alguma doença grave? o que posso fazer?

  7. estou com muito dor nos dois ombros, consultei com ortopedista, ela me pediu que fizesse ecografia, fiz e apareceu que eu estou com um tendão de cada braço com uma ruptura grande. e ela me pediu que fizesse 30 sessões de fisioterapia e um remédio pra dor. Gostaria de saber se é só isso que deve ser feito não me deu nem um atestado pra ficar de repouso uns dias será que vou melhorar?

  8. Eu rompi o tendao na pauma da mao com uma faca, estava melhoranso depois de muito anitbiotico e anti-inflamatorio foi só parar de tomar que inchou e doi muito o que fazer?

  9. Olá ! Meu nome é Andressa, tenho 18 anos. A um tempo eu percebi um inchaço no meu braço esquerdo, na altura do pulso até perto da dobra do cotovelo, doía um pouco, e ficava mais inchado a noite quando dormia. De alguns dias pra cá estou acordando com essa parte do braço muito mais inchada que antes e doi muito, qualquer movimento dói demais. O que pode ser isso ? Em que médico devo ir ?

    • Bom dia Andressa, para um diagnóstico correto o ideal é buscar um especialista, no caso, um ortopedista.

      Melhoras!

  10. ola.. tive um grande corte no pulso e atigiu todos os tendoes.. fiquei 15 sias internado pois nao tinha vaga.. pra fazer a cirurgia.. isso fez ou deficulta esse tempo que os tendoes ficou sem ser ligados?? ja fez um mes certinho q eu fiz a cirurgia e ja comecei com a terapia ja fiz 6 e estou fazendo 3 vezes por semana.. Quanto tempo dura pra mim recuperar os movimentos e ter força devolta?? e quanto tempo fica esse inchaço na mao e no punho.. obrigado!

    • Boa tarde Dison, o Inchaço deve diminuir em breve, porém o tratamento para esse tipo de lesão requer mais cuidado e paciência, continue com o acompanhamento médico e as sessões de fisioterapia !

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome