Conhecidos por alimentos com "calorias negativas", são aqueles em que o corpo gasta mais energia…
Pesquisadora diz que a maioria dos produtos para emagrecer não possui eficácia comprovada
Por Renata Demôro
Você não consegue emagrecer? Recorreu a produtos para auxiliar na perda de medidas, mas não viu resultado? De acordo com a nutricionista e pesquisadora Melinda Manore, da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, a maioria dos produtos que prometem queimar mais calorias não funciona.
Confira como as saladas podem ser uma refeição completa
Quitosana e ácido linoléico estão entre os produtos analisados
Em um estudo publicado no Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, a pesquisadora analisou as pesquisas que, supostamente, sustentam a prescrição de produtos de quatro categorias: supressores do apetite, como as fibras; estimulantes do metabolismo, como a cafeína; redutores da absorção de gorduras ou hidratos de carbono, como a quitosana (encontrada em mariscos), e aqueles que prometem alterar a composição de gordura no corpo, como o ácido linoléico. Os resultados das pesquisas indicavam a perda de, no máximo, dois quilos, entre aqueles que consumiram os produtos e o placebo.
Nutrientes que auxiliam na perda de peso, segundo a nutricionista Fiona Kirk.
Para a pesquisadora, não existem estudos científicos que comprovem a eficácia dos produtos ou que justifiquem seu uso para a perda de peso, já que é preciso associar ao programa proposto uma dieta hipocalórica e exercícios. Segundo Melinda, alguns produtos comercializados livremente podem ter efeitos colaterais, que vão desde simples desconforto, como inchaço e gases, até problemas graves, como derrames e complicações cardíacas.
Chá verde pode dar resultado, quando associado a uma dieta de baixas calorias
Entre os resultados animadores, a nutricionista encontrou evidências de que suplementos à base de chá verde podem ajudar a perder até dois quilos, mas reforça que os voluntários do estudo seguiram uma dieta hipocalórica. Para a pesquisadora, os suplementos não causam grande impacto na perda de medidas, a menos que as pessoas reeduquem a alimentação e pratiquem exercícios diariamente.
Chá verde pode ser um aliado para emagrecer, saiba como.
Dieta: dicas para engrenar na perda de peso.
Para Melinda Manore, a perda de medidas só é possível com o consumo de cereais integrais, frutas, legumes e carnes magras, além da redução na ingestão de alimentos ricos em gordura e a prática de atividades físicas regulares.
GNT Saúde