Bursite é a irritação do saco bursal, que está localizado sobre a parte externa do…
Bursite não é só no ombro

Muito comum nos ombros, essa inflamação também acomete outras partes do corpo. Na verdade, todas as que possuem articulações.
Onde há articulações – joelhos, quadris, cotovelos e ombros – existem as chamadas bolsas sinoviais. Temos cerca de 160 delas espalhadas pelo corpo. Elas contêm um fluido lubrificante, o líquido sinovial, que reduz o atrito entre os ossos e os tendões.
A bursite – o nome vem de bursa que quer dizer “bolsa” em latim – aparece quando essas estruturas ficam inflamadas, inchadas e doloridas.Esse processo inflamatório pode aparecer em qualquer um dos lugares onde há bolsas sinoviais.
No caso dos ombros existe uma articulação que liga o tronco ao braço e tendões, os manguitos rotadores, responsáveis pelos movimentos de abertura e elevação dos ombros.
Gestos muito bruscos ou repetitivos, como os que fazem os tenistas na hora do saque e os professores ao escrever na lousa, por exemplo, causam traumas nos ombros, levando a uma condição conhecida como síndrome do impacto.
Essa síndrome, por sua vez, leva a um processo inflamatório nos tendões, que se esgarçam e podem até se romper. A inflamação atinge também a bolsa sinovial, dando origem à bursite nos ombros.
Conheça os tipos de Bursite
Fonte – Portal da revista Superinteressante (Editora Abril)