InícioSaúde de A a ZConheça as verdades acerca dos mitos sobre alimentação

Conheça as verdades acerca dos mitos sobre alimentação

Você tem dúvidas sobre alimentação saudável?

Quer evitar alimentos que prejudicam a sua saúde? O jornal inglês Daily Mail orienta o consumo de produtos minimamente processados – quanto mais natural, melhor – mas também revela a verdade sobre mitos da alimentação. Confira a lista reveladora:

  • 1
    Leite integral não é saudável
    Muitas pessoas param de beber leite integral sob a alegação do seu alto teor de gordura, mas somente alimentos em que essa substância corresponda a mais de 20% de sua composição são considerados extremamente gordurosos. O leite integral possui de 3,7% a 5% de gordura em sua composição, taxa longe de ser considerada elevada. Vale lembrar que o leite integral também é mais nutritivo, já que contém vitaminas solúveis em gordura, como A, D, E e K, importantes para reforçar o sistema imunológico, manter os ossos fortes e neutralizar os efeitos dos radicais livres.

  • 2
    Alface é rica em vitaminas
    Rica em água, a alface é fonte de importantes antioxidantes, como a vitamina C, além de minerais e outros nutrientes. No entanto, o valor nutricionial das folhas começa a decair quando elas são colhidas, por isso, é importante consumi-las o mais frescas possível. Alfaces vendidas em embalagens fechadas tendem a ter menos vitaminas do que o vegetal recém-cortado, já que são acrescidas substâncias que prolongam seu prazo de validade.

  • 3
    Adoçantes artificiais não engordam
    Eles adoçam bebidas e receitas sem acrescentar calorias extras, mas pesquisas sugerem que o cérebro não é enganado pelos adoçantes artificiais, assim como as papilas gustativas. Como consequência, a pessoa continua com vontade de comer doces e pode engordar. Acredita-se que os adoçantes artificais não satisfaçam determinadas áreas do cérebro como o açúcar, causando dependência e desejo de consumir mais doces.


  • 4
    Soja é um alimento saudável
    A soja contêm elevados níveis de ácido fítico, que pode reduzir a capacidade do organismo assimilar minerais essenciais, como cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco. A soja também possui inibidores de tripsina, que prejudicam a capacidade de digerir proteínas, problema que tem sido relacionado com desordens pancreáticas e atrasos de crescimento. Após fermentada, grande parte das suas toxinas é suprimida, ou seja, o molho de soja apresenta poucas substâncias prejudiciais. Por outro lado, tofu e feijões verdes são produzidos com soja in natura e devem ser consumidos em pequenas quantidades.
  • 5
    Pão light é mais saudável do que a versão tradicional
    O pão branco possui elevado índice glicêmico (IG), o que significa que pode causar picos de açúcar no sangue e estimular o armazenamento de gordura. Ele também é facilmente digerido, fazendo com que a pessoa sinta fome pouco tempo depois de consumi-lo. Para substituir o pão branco escolha versões integrais feitas de trigo integral, centeio ou qualquer grão que provoque sensação de saciedade. Pães light não são boas escolhas, já que são produzidos com farinha de trigo refinada, assim como os pães brancos.
  • 6
    Margarina é mais saudável do que manteiga
    A manteiga é rica em gordura saturada e colesterol, mas o organismo precisa do colesterol para produzir vitamina D, cuja carência está associada à doença de Parkinson e esclerose múltipla. Pesquisas indicam que fontes de gorduras saturadas naturais, como a manteiga, podem desempenhar um papel útil na dieta, já que saciam a fome melhor do que os carboidratos. A manteiga é ainda uma das melhores fontes de vitamina A, que reduz o risco de doenças cardíacas, melhora a visão e dá suporte para a tiróide e as glândulas suprarrenais.
  • 7
    Grãos integrais fazem muito bem à saúde
    Os grãos integrais fornecem vitaminas do complexo B e E, que promovem a saúde do coração, além de minerais importantes, como magnésio, manganês e selênio – nutrientes que também podem ser encontrados em ovos, carnes e peixes. As fibras insolúveis, presentes nos grãos integrais, ainda dividem a opinião de especialistas. Estudos sugerem que estas substâncias, encontradas no pão de trigo integral, cevada, cuscuz e arroz integral, podem ser potencialmente inflamatórias, agravando problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, ou a doença celíaca (intolerância ao gluten).
  • 8
    Cozidas, batatas são inofensivas
    O consumo de batatas afeta a liberação de insulina, lançando açúcar rapidamente no sangue, o que estimula o armazenamento de gordura corporal. Os diferentes tipos de batatas causam o mesmo efeito sob o organismo e seu consumo não é interessante para quem busca perder peso.
  • 9
    Óleo de girassol não é prejudicial à saúde
    Na sua forma natural, as gorduras poliinsaturadas fazem bem à saúde. Presente em peixes oleaginosos, como salmão, reduzem a pressão arterial, mininizam o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. Quando processadas ou refinadas, essas gorduras se tornam compostos instáveis e facilmente rançosos, se expostos ao calor e humidade, envolvidos no cozimento. Encontrados no óleo de girassol, por exemplo, estes óleos rançosos podem produzir radicais livres, que aumentam o risco de obesidade, câncer e diabetes.

  • 10
    Uvas são muito saudáveis
    As uvas apresentam a maior taxa de resíduos de pesticidas entre as frutas. Testes recentes mostraram que praticamente todas as uvas não-orgânicas estão contaminadas com até onze substâncias diferentes. Em geral, as uvas sempre apresentam níveis acima dos recomendandos.

  • 11
    Ovos devem ser evitados
    No passado, os ovos foram os vilões da dieta, já que suas gemas são ricas em colesterol, mas é cada vez mais aceito que a ingestão de colesterol, por si só, não provoca doenças cardíacas. Os ovos são uma fonte excepcional de vitaminas, fornecendo nutrientes essenciais, além de proteínas de alta qualidade.

  • 12
    Melaço faz mal à saúde
    O açúcar é capaz de destabilizar os níveis de insulina e desencadear processos que levam ao diabetes tipo 2 e pressão alta, mas, ironicamente, outro produto da cana possui benefícios para a saúde.  O melaço, que também pode ser obtido através da beterraba, é rico em vitaminas do complexo B, que fornecem energia, além de minerais importantes, como ferro, cálcio, cobre, manganês e potássio.
  • 13
    Linguiças devem ser banidas da alimentação
    O argumento para evitar as linguiças estaria na presença de gorduras saturadas, mas as evidências apontam que não há suporte para considerá-las prejudiciais isoladamente. Assim, um prato com salsichas, saladas, legumes cozidos ou feijão pode ser considerado saudável. Vale ressaltar a importância de comprar salsichas com elevado teor de carne. Procure sempre por produtos com 85% a 90% de carne em sua composição.

 

GNT Saúde

- Anúncios -
- Anúncios -
Leia também
- Anúncios -
Related News

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com