InícioDorExercícios para amenizar as dores depois da atividade física

Exercícios para amenizar as dores depois da atividade física

Fazer mais exercícios, só que em menor intensidade, depois de realizar algum tipo de atividade física ajuda a livrar os músculos do ácido lático.

Quando fazemos algum tipo de esforço físico, exigimos não só o trabalho dos músculos, mas também do resto do corpo. Em exercícios intensos, quase todos os sistemas corporais estão envolvidos ou direcionam seus esforços para ajudar os músculos a trabalhar melhor – caso contrário, ed eles poderiam parar.

O coração, por exemplo, bate em maior ritmo para bombear mais sangue para os músculos e, assim, aumentar a oferta de oxigênio que chega até eles; o estômago reduz sua atividade para não consumir a energia que os músculos vão precisar.

Os músculos são como motores, mas não do tipo convencional, que usam eletricidade para obter energia, mas bioquímicos. A fim de conseguir a energia necessária  para a realização dos movimentos, eles promovem a queima da glicose armazenada no corpo, principalmente a proveniente da respiração.

Se a atividade física tiver uma intensidade maior do que a que a pessoa está condicionada a fazer, a queima da glicose por meio do oxigênio não será suficiente e o corpo passará, então, a queimar a glicose sozinha para conseguir a energia que precisa.  Isso produz o ácido lático, um dos causadores das dores musculares.

A melhor maneira de evitar sua formação é  realizar outro tipo de exercício em menor intensidade e durante alguns minutos, depois de terminar determinada atividade física. Esse procedimento simples ajuda a desintoxicar a musculatura, já que uma parte do ácido lático também será queimada e utilizada como fonte de energia.

Outro procedimento eficaz para aliviar as dores que aparecem depois da prática de exercícios físicos é massagear o local para aumentar a irrigação sanguínea, facilitando, assim, a eliminação do ácido lático.  Agora, se a dor for causada por microlesões musculares, esses procedimentos não vão resolver.  No caso, vai ser preciso esperar o músculo se recuperar da lesão.

Fonte – Portal Revista SUPERINTERESSANTE (Editora Abril)
- Anúncios -
- Anúncios -
Leia também
- Anúncios -
Related News

DEIXE UMA RESPOSTA

Escrever um comentário
Por favor, digite seu nome

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com